Entenda como aumentar as vendas de reservas usando o e-mail marketing para Hotéis
O e-mail marketing é uma ferramenta do marketing digital muito importante para qualquer negócio. O e-mail marketing para hotéis e pousadas é uma estratégia que gera valor para os hóspedes. Além disso, é diretamente responsável pelo aumento das reservas.
Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail ainda é o canal de comunicação mais usado no mundo. Além de ser, no marketing digital, por exemplo, um dos serviços mais baratos para atrair hóspedes. De acordo com a Campaign Monitor, um e-mail é 40x mais certeiro para conseguir novos clientes do que redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
Como aumentar as reservas usando E-mail Marketing para Hotéis
Existem, porém, duas formas de usar essa ferramenta que vamos explicar no próximo parágrafo: automação simples e automação avançada.
Automação Simples
Primeiramente, através das ações de marketing digital, direcione a pessoa para o site ou para uma landing page para preencher o formulário com seus dados.
O objetivo dela, no entanto, é receber mais informações sobre o hotel, o roteiro, etc. Depois disso, envie para esse potencial cliente dois e-mails:
- um com o material oferecido na página que ele preencheu o formulário;
- um segundo e-mail com uma promoção, por exemplo, para fazê-lo fechar a venda.
Automação Avançada
É a lista criada que você irá alimentar com estratégias específicas e uma ferramenta de e-mail marketing. É, portanto, uma sequência de e-mails com conteúdos direcionados para públicos segmentados, com o objetivo de criar relacionamento com os potenciais clientes. Mas, é importante contratar um serviço profissional para alinhar a ferramenta com as estratégias traçadas para um resultado certeiro.
Os Passos para Criação da Campanha
1 – Contrate uma ferramenta de E-mail Marketing
Em primeiro lugar, entre as diversas ferramentas que existem no mercado, escolha uma e contrate. A finalidade é segmentar sua lista, otimizar os envios e mensurar os resultados.
2 – Crie sua própria lista
Depois disso, crie sua lista de várias formas. Você pode solicitar diretamente para o hóspede que deixe seu e-mail. Ou, através da newsletter que o cliente preencheu no site para receber algum conteúdo. Ou até mesmo através dos outros serviços de marketing contratados pelo seu hotel.
E mais importante: NÃO compre lista pronta! O e-mail marketing é eficaz, porém, para trabalhar e-mails de potenciais clientes, interessados em seu hotel!
3 – Segmente sua lista
Em seguida, segmente os contatos para que cada público receba mensagens personalizadas de acordo com seu perfil. A construção da relação passa por fases que, certamente, devem ser trabalhadas com informações específicas.
4 – Planeje os conteúdos
Esse passo é muito importante. Em primeiro lugar, analise seu público, que nesse momento já está segmentado. O que eles gostariam de receber, o que procuram, o que os agrada. Peça um feedback dos hóspedes sobre o que mais agradou na estadia.
Faça questionários: Acima de tudo, foque em títulos que façam com que queiram abrir o e-mail e que encontrem informações atrativas. Conteúdos para feriados, datas comemorativas, roteiros, etc. E, além disso, use uma linguagem persuasiva chamando para um CTA. Em outras palavras, CTA é um botão ou um link chamando para uma ação: clicar no botão de orçamento, link de reserva, por exemplo.
5 – Disparo dos e-mails
Depois disso, crie um plano e um calendário de publicações. Concluindo, configure a ferramenta para envio automático e acompanhe a interação com a lista. Cada segmento da lista, deve, portanto, ser acompanhada de forma personalizada. Então, essas dicas foram úteis para o marketing do seu hotel?
Que tal colocá-las em prática nesse momento de planejamento para retomar as atividades pós crise?
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