Como definir a Persona do meu negócio?

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O assunto de hoje é o início… Como definir a Persona do meu negócio?

Depois disso, vamos escrever outros artigos sobre alguns conceitos básicos do marketing que você precisa conhecer… Mas essa é a primeira pergunta e a mais importante que se deve fazer para iniciar qualquer planejamento de marketing digital. É a primeira definição que você, empreendedor, deve ter no seu segmento.

Qualquer tipo de marketing que escolher trabalhar, quanto mais detalhada for a sua Persona, melhor chegará aos seus objetivos. Como citamos sempre nos artigos sobre marketing digital, a estratégia e o planejamento são fundamentais durante todo o processo.

Porém, para planejar, em primeiro lugar você precisa saber quem é a sua PERSONA. Ela é a principal ferramenta para que as estratégias atinjam diretamente quem vai comprar seu produto ou serviço. Em outras palavras, é a definição de um perfil fictício do cliente ideal, porém, com as características dos clientes reais.

Além do que, é para ela que serão criadas as campanhas. Portanto, para definir qual é a sua PERSONA, é importante analisar as principais características dos seus clientes, do seu público em potencial.

Características para criar a sua Persona

Algumas perguntas devem ser feitas, porém, para obter essas características. Faça uma pesquisa de mercado sobre quem adquire o seu produto ou serviço.

Quanto mais detalhada, melhor!

  • Quem são?
  • Qual a faixa etária?
  • Qual o sexo?
  • Com o que trabalham?
  • Quanto ganham, mais ou menos?
  • Como se informam?
  • Quais redes sociais utiliza?
  • O que gosta de fazer?

Depois disso, com esses dados captados, analise e entenda qual é o seu potencial cliente. Agora que você já sabe o que é, entenda agora a sua importância para o sucesso do seu negócio.

Como elas definem a escolha das estratégias?

Em primeiro lugar, ajuda você a conhecer seu público para oferecer a melhor solução. Depois, ajuda a escolher com quem você quer se comunicar. No entanto, entenda antes, qual é a melhor linguagem escrita, o tom de voz que vai usar, a abordagem para chegar até ela.

Por onde ela prefere ser contatada?

Além disso, quais são os seus problemas, as suas dores, as necessidades? Por outro lado, quais são as suas objeções, as dificuldades em adquirir seu produto?

Por fim, como você pode ajudá-la? De que forma que o seu produto ou serviço vai contribuir com ela? Mais que isso, ainda. Ela pode ajudar você na escolha de novos produtos ou serviços  a serem trabalhados pela sua empresa.

Sabendo todas essas informações, você consegue, então, personalizar o marketing, encurtar caminho. Além de fidelizar o cliente em cada etapa da compra que cada um deles estiver. Acertando a estratégia e da mesma forma a oferta, aumenta muito a taxa de conversão. E são realmente as pessoas interessadas em adquirir o produto ou serviço.

Seu investimento em marketing será muito mais assertivo e as campanhas muito mais eficazes. Como consequência dessas ações, aumenta muito as oportunidades de venda! No entanto, muitas pessoas confundem a Persona com o público-alvo…não significam a mesma coisa.

No próximo artigo, então, vamos ajudar você a encontrar seu  público-alvo. E o mais importante, quais os benefícios que ele traz como resultado para a sua campanha

E aí, esse conteúdo foi útil? Compartilhe com quem você conhece que gasta com marketing e ainda assim não tem bons resultados.

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