Como descobrir o Público-Alvo

publico-alvo

Você sabe quem é seu público-alvo?

Assim como a Persona, ele é uma das  informações mais úteis para o sucesso das campanhas de marketing.

De uma forma bem simples, o público-alvo é quem é mais provável de comprar seu produto ou serviço e aumentar sua receita. Também é chamado de potenciais clientes ou leads quentes.

Ele é importante? Muuuuito!

Quem é seu Público-Alvo?

Em outras palavras, é um grupo de pessoas com interesse em seu produto/serviço, que possuem algumas características em comum. Por exemplo: moram na mesma região, mesmo grau de instrução, hábitos de consumo parecidos, poder de compra, idade, etc.

Portanto, eles devem ser o foco das ações de marketing. Definir quem é esse público, via ajudar você a escolher o tipo de campanha ideal, além de muitas outras vantagens.

Vantagens de definir seu Público-alvo

As pessoas hoje em dia estão cada vez mais específicas e  exigentes. Portanto, é bom você ressaltar o seu diferencial, separar em nicho e ofertar o produtos ideal para esse nicho. Definir seu público-alvo, além de criar mais identificação e gerar engajamento,  te ajuda a despertar a atenção do consumidor.

Com o perfil pronto, você consegue escolher a linguagem mais adequada. Também as palavras-chave para usar, nos conteúdos dos Blogs, nos posts e nas artes. Além disso, é muito útil também para escolher o produto e ajustar o preço de forma adequada.

Para isso, deve ser levado em conta tanto a sua despesa com o produto, quanto o poder de compra desse público. Enfim, você vai conseguir despertar, chamar a atenção desse público específico.

Você pode estar pensando: mas o meu produto serve para todo mundo! Certo! No entanto, se você decidir fazer campanhas para o público em geral, vai acabar gastando mais e tendo menos retorno. Porque vai falar de forma geral com pessoas muito diversas e não vai atingir ninguém de forma efetiva. Porém, você pode ter mais de um grupo de público-alvo!

Pode ter produtos para nichos específicos, mas distintos…e trabalhar cada um deles de forma personalizada. O objetivo, nos dois casos, é aumentar as chances de converter para a compra.

Diferença de Persona e Público-Alvo

A Persona, conforme falamos no artigo anterior, é o perfil fictício do cliente ideal. Ela é útil para te ajudar a definir seu público-alvo, que é de verdade, o seu cliente ideal. E o cliente? É a pessoa que já comprou seu produto. Ela pode fazer parte do seu público-alvo.

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