Afinal, o que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são estratégias poderosas da nossa comunicação que nos ajudam a vender mais. Muitos pensam que são técnicas de manipulação. Por isso, precisamos esclarecer a diferença entre persuasão e manipulação.
A Persuasão tem o objetivo de influenciar a outra pessoa, mas de forma benéfica para o outro. Então, no caso de persuadir uma pessoa a comprar seu produto ou serviço, você utiliza técnicas avançadas, com por exemplo, os gatilhos mentais.
Com elas, despertamos a atenção e o interesse por parte do outro, mas o resultado disto deve ser sempre benéfico. Porque quando a pessoa compra seu produto, ela resolve um problema que estava sofrendo e se sente satisfeita com você e com o produto. E como consequência, te indica para os amigos.
O objetivo da manipulação
É o controle e não a cooperação. Não considera as vontades e necessidades da outra pessoa que está sendo manipulada. Isto resulta em uma situação de perda para a outra parte.
E quando uma pessoa se sente manipulada ela simplesmente evita o manipulador de todas as formas. Isso gera uma grande mágoa. O manipulador sempre vai usar suas armas de influência para ganhar a qualquer custo, mesmo que o outro perca.
O objetivo da persuasão
O que ensinamos aqui é uma forma de utilizar a persuasão para que você consiga atrair e fidelizar clientes. Esclarecemos que a pessoa que usa persuasão ganha e o outro que é persuadido também ganha. Portanto não há sentimentos negativos envolvidos nesta troca.
Porém, seja ético, entregue sempre o que foi prometido. Atenda às expectativas geradas durante o processo para que a pessoa se sinta bem por ter feito a melhor escolha. Além disso, você fideliza o cliente gerando confiança em negociar com sua empresa.
Aprenda com a gente a utilizar os gatilhos mentais da forma correta e dê um UP no seu negócio!
Você já conhece o Gatilho Mental da Autoridade? Leia aqui nosso artigo completo.
Siga-nos no Instagram! Compartilhamos conteúdos incríveis lá: É só clicar aqui.