Nicho x Público-Alvo x Persona. Qual a diferença?

Nicho x Público-Alvo x Persona

Nicho x Público-Alvo x Persona. Você sabe a diferença?

Muitas empresas acabam destinando seus esforços para o público errado. Consequentemente jogam seu dinheiro fora por não conhecer seu público. Por isso, vamos explicar certinho pra você acertar em cheio nas suas estratégias de marketing. E o melhor, nunca mais errar em determinar nicho x publico-alvo x persona!

1.Nicho

Nicho é uma segmentação ou recorte de um mercado. É a identificação de um grupo menor dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos. Identificar o nicho, no entanto, pode ser a diferença entre sucesso e o fracasso para o seu produto/serviço. Uma empresa com um nicho específico, por exemplo, tem muito mais facilidade em se destacar e agregar valor aos seus produtos. Assim é possível atingir um público muito mais interessado no que você tem a oferecer.

2. Público-Alvo

Público-alvo é uma quantidade de pessoas, uma parcela da sociedade para a qual seus produtos e serviços podem ser úteis. Para definí-lo você deve considerar as características demográficas e socioeconômicas dessa parcela da população. Além disso, analise também comportamentos e hábitos de consumo.

Essa definição serve para que você identifique um nicho de mercado. Depois disso, crie produtos e serviços adequados para esse nicho, a fim de aumentar as vendas. Ela representa a preparação que você precisa para ingressar em determinado mercado.

3. Persona

Em primeiro lugar, é ela que você deve definir. Persona é o retrato do seu cliente ideal, ou seja, é a reunião de todas as características do melhor cliente que o seu negócio pode ter. Definir as personas é um trabalho mais detalhado de pesquisa. Você deve entender as dificuldades que enfrenta no dia a dia. Entende seus sonhos e desejos, como se relaciona com a família, amigos e colegas de trabalho. Acima de tudo, é ela que vai te ajudar a definir seu -público-alvo.

Com essas informações você pode construir estratégias de marketing mais assertivas. Fica mais fácil aumentar a precisão de cada ação, indo direto ao ponto. E, ainda, a abordagem de marketing torna-se personalizada, o que certamente conquista a atenção e fidelização dos clientes.

Então agora que você já sabe, bora definir e criar as estratégias ideais para o seu negócio! 

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