As hashtags funcionam?

imagem de uma pessoa segurando o símbolo da hashtag branco com um parede de fundo na cor amarela, representando o assunto do artigo, que a agência de marketing digital criou.

Muito usadas nas redes sociais elas são assunto de muita discussão. Mas, afinal, as hashtags funcionam?

As redes sociais estão em constante evolução, procurando sempre otimizar a busca de conteúdos pelos usuários.  O Instagram, por exemplo, é uma das principais mídias digitais hoje em dia. Oferece conteúdos em vídeos, textos e fotos.

Além disso, possui diversos recursos com linguagens diferentes, o que permite uma experiência ainda mais criativa para aqueles que possuem uma conta no aplicativo. Diante de tantos assuntos, as empresas de aplicativos pensam na organização dos conteúdos publicados para facilitar o acesso dos usuários. Por isso, em 2007, as hashtags foram criadas pelo Twitter e depois passaram a ganhar espaço nas demais redes.

Elas são termos destacados pelo símbolo do “jogo da velha”: #.

A partir daí, sempre que alguém publica e adiciona uma hashtag, seu conteúdo vai direto para esta espécie de “pasta”, facilitando o seu encontro por parte dos usuários.  Estas hashtags, no entanto, não são novidade e sempre desempenharam um papel essencial nas redes sociais.

Mas será que ainda vale a pena utilizá-las?

Sim, as hashtags funcionam e ainda são uma boa opção para aumentar o alcance das suas publicações. Porém, é preciso prestar atenção a alguns detalhes antes de sair enchendo seus posts com elas.

Existem alguns conteúdos que são considerados impróprios pelas redes sociais, e por isso podem violar os termos de uso do aplicativo.

Dessa forma, é importante sempre utilizar as hashtags que estão bombando, seguindo os critérios:

  • Escolha palavras-chave;
  • Selecione de acordo com o tema do seu conteúdo;
  • Pesquise palavras adequadas para cada rede social. As que bombam no Twitter podem não fazer tanto sucesso assim no Instagram, por exemplo;
  • Não escreva termos muito longos;
  • Não escreva todo o texto em hashtags, pois isso pode provocar o efeito contrário.

Algumas hashtags são proibidas pelas redes sociais, e por isso você precisa se atentar a alguns pontos para não cair no shadowban.

O shadowban é uma espécie de punição imposta aos usuários que violam os termos de uso.

Funciona assim: o usuário perde alcance dos seus conteúdos, gerando uma queda no número de visualizações, curtidas e compartilhamentos. Isso é muito danoso para quem trabalha com produção de conteúdo e vendas on-line.

Por isso, observe os seguintes pontos antes de escrever as hashtags:

Não use termos impróprios, como pornografia e apologia à drogas e violência;
Informações falsas jamais podem ser compartilhadas.

Além de seguir esses critérios e tomar esses cuidados, existem alguns sites especializados na busca das hashtags mais populares nas redes sociais.

Sites de busca de hashtags:

  • Tagboard;
  • Rice Tag;
  • Hashtracking;
  • Top Hashtags;
  • Keyhole
  • A própria busca do Twitter, entre diversos outros sites.

Para quem deseja expandir o alcance dos conteúdos da sua empresa nas redes sociais e quer fazer isso de maneira correta, utilize-as pois as hashtags funcionam sim e busque pela ajuda de quem entende do assunto.

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