Na psicologia das vendas, o gatilho mental da Reciprocidade começa quando alguém nos dá algo e nos sentimos no dever de devolver.
É, portanto, aquele sentimento de “eu te devo” logo após alguém lhe fazer um favor. Você se sente obrigado a devolver o favor. Mesmo que ninguém está nos cobrando, pois é algo que está na nossa mente e ninguém está imune a essa sensação.
Às vezes até deixamos de pedir um favor para alguém por não ter como devolver o favor da mesma forma.
Mas, como utilizar o Gatilho da Reciprocidade no meu negócio?
A maneira ideal de você usar esse gatilho é o Marketing de Conteúdo.
Ou seja, produzir conteúdo de forma gratuita, focando sempre em responder dúvidas e ajudar o seu público. Mas, esse conteúdo deve ser rico e agregar valor para seus clientes.
Além disso, você gera autoridade e crédito ao seu negócio dando informação útil sem pedir algo em troca, visto que as pessoas serão mais propensas a retribuir seus pedidos e comprar de você, naturalmente.
Além disso, uma das formas mais eficazes de você obter Reciprocidade é oferecer produtos gratuitos. Por exemplo, vales-presente, descontos, convites para eventos ou outra coisa que surpreenda e agregue valor.
No caso dos produtos digitais, também é muito interessante oferecer um ebook, um infográfico, uma aula virtual etc. E como sempre dizemos por aqui, isso precisa ser de verdade e não um truque de “marketing”. Porém, tem que ser algo que você oferece e que gere um valor real para aquela pessoa.
Portanto, para ativar o Gatilho Mental da Reciprocidade inversa, siga os seguintes passos:
1. Peça um favor simples e fácil de ser feito;
2. Tenha a certeza que seu pedido foi atendido;
3. Agradeça sempre;
4. Espere um tempo para retribuir o favor;
5. Trate essa pessoa sempre de forma amável para reforçar o sentimento.
Você já conhece o Gatilho Mental da Escassez? Leia aqui nosso artigo completo.
Siga-nos no Instagram! Compartilhamos conteúdos incríveis lá: É só clicar aqui.