“Para amar qualquer coisa, basta saber que ela pode ser perdida”.– G. K. Chesterton Assim como nos relacionamentos, nos negócios esse gatilho é muito eficiente. É o chamado Gatilho Mental da Escassez!
É próprio do ser humano valorizar aquilo que é escasso. O inconsciente coletivo associa que quanto mais difícil e raro é um objeto, mais valioso ele é. Em geral usamos esse gatilho em sites de vendas, pois, a pessoa pensa: “não posso perder essa oportunidade”.
“Mas se não comprar agora, talvez não tenha outra chance…”
Certamente, damos mais valor àquilo que é escasso, isso é normal. Portanto, quando usamos de forma íntegra, o retorno é ótimo, porque o ser humano não suporta se frustrar.
A maioria das pessoas são imediatistas, querem as coisas para ontem. Ou seja, da mesma forma que no gatilho da urgência, ativamos o impulso da compra. Porém, nesse caso, se dá pela falta do produto.
Como usar o gatilho da escassez no seu negócio?
Use de várias maneiras, como por exemplo:
- A escassez de tempo: “Vai acabar amanhã, corra e garanta o seu”
- Escassez de Vagas: “Temos só x vagas. Se você não comprar agora, vai ficar sem”.
- Escassez de Bônus/Desconto: “Bônus/Desconto válido só para esta semana”.
Um alerta, não esqueça: O gatilho da escassez não é um método infalível.
Então, ele nem sempre dá certo, pois precisa ser real. Porém, não terá efeito se o público sentir que não é real e que você está usando apenas como uma tática de vendas. Em outras palavras, sua credibilidade será colocada em dúvida.
Por isso, use o gatilho mental da escassez com integridade durante todo processo de compra, sempre!
Além dele, afinal, existem muitos outros gatilhos mentais poderosos para conversão. Todos eles, no entanto, usados corretamente, aumentam suas vendas!
Você já conhece o Gatilho Mental da Reciprocidade? Leia aqui nosso artigo completo.
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