Captação de Leads. Como funciona?

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A captação de leads é o primeiro passo do processo de Inbound Marketing. O Inbound Marketing é um planejamento com estratégias de marketing digital. Seu objetivo é  fortalecer marcas e atrair clientes.

Antes disso, porém, vamos entender o que é lead.

O lead é uma pessoa com interesse em um produto ou serviço de uma empresa. Eu outras palavras, é um potencial cliente que faz parte do público-alvo. É, portanto, uma chance de conversão mais certa. Afinal, foi o ele que entrou em contato com interesse em seu produto/serviço.

Ou seja, é mais fácil vender para quem deseja seu produto do que para quem não tem interesse.

Como funciona a captação de leads

As estratégias digitais para receber os dados dos contatos, no entanto, são diversas. As pessoas preenchem o formulário para receber mais informações sobre o que têm interesse. Através dessas estratégias  é possível filtrar os leads, qualificar os potenciais.

Depois disso, alimentá-los com informações e soluções e, por fim, efetuar a venda.

Principais estratégias para captação de leads

Site

Quer seja institucional ou loja virtual, o site deve ser atrativo, de fácil navegação. Dessa forma, a pessoa fica por mais tempo e conhece mais sobre o seu negócio. Além disso, a velocidade de  carregamento deve ser rápida, senão ela sai do site. Deve, também, ter um formulário de contato para receber os dados do visitante.

Iscas digitais

Junto com a landing page, são, certamente, as ferramentas mais usadas para gerar leads qualificados. As iscas digitais pode ser em formato de e-book, infográfico, audiobook, entre outros.

Consiste, portanto, de um material rico, com conteúdo útil e gratuito, com um CTA(chamada para uma ação). Porém, para baixar esse material, é preciso que o usuário preencha o formulário.

Campanhas de tráfego pago

São campanhas de captação de leads através de anúncios em plataformas de vendas. Como por exemplo, o Google Ads e o  Facebook Ads. O anúncio, portanto, aparece para o usuário enquanto navega; se tem interesse, ele clica querendo saber mais. Nesse momento, é direcionado para uma landing page com as informações, um CTA e o formulário de contato.

Depois disso, através de uma ferramenta de automação, você pode alimentar esses leads. Então, promova conteúdos educativos, despertando ainda mais seu interesse, até fazerem a compra.

Dúvidas sobre qual o melhor recurso para usar no seu negócio? Comente aqui no blog.

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