A captação de leads é o primeiro passo do processo de Inbound Marketing. O Inbound Marketing é um planejamento com estratégias de marketing digital. Seu objetivo é fortalecer marcas e atrair clientes.
Antes disso, porém, vamos entender o que é lead.
O lead é uma pessoa com interesse em um produto ou serviço de uma empresa. Eu outras palavras, é um potencial cliente que faz parte do público-alvo. É, portanto, uma chance de conversão mais certa. Afinal, foi o ele que entrou em contato com interesse em seu produto/serviço.
Ou seja, é mais fácil vender para quem deseja seu produto do que para quem não tem interesse.
Como funciona a captação de leads
As estratégias digitais para receber os dados dos contatos, no entanto, são diversas. As pessoas preenchem o formulário para receber mais informações sobre o que têm interesse. Através dessas estratégias é possível filtrar os leads, qualificar os potenciais.
Depois disso, alimentá-los com informações e soluções e, por fim, efetuar a venda.
Principais estratégias para captação de leads
Site
Quer seja institucional ou loja virtual, o site deve ser atrativo, de fácil navegação. Dessa forma, a pessoa fica por mais tempo e conhece mais sobre o seu negócio. Além disso, a velocidade de carregamento deve ser rápida, senão ela sai do site. Deve, também, ter um formulário de contato para receber os dados do visitante.
Iscas digitais
Junto com a landing page, são, certamente, as ferramentas mais usadas para gerar leads qualificados. As iscas digitais pode ser em formato de e-book, infográfico, audiobook, entre outros.
Consiste, portanto, de um material rico, com conteúdo útil e gratuito, com um CTA(chamada para uma ação). Porém, para baixar esse material, é preciso que o usuário preencha o formulário.
Campanhas de tráfego pago
São campanhas de captação de leads através de anúncios em plataformas de vendas. Como por exemplo, o Google Ads e o Facebook Ads. O anúncio, portanto, aparece para o usuário enquanto navega; se tem interesse, ele clica querendo saber mais. Nesse momento, é direcionado para uma landing page com as informações, um CTA e o formulário de contato.
Depois disso, através de uma ferramenta de automação, você pode alimentar esses leads. Então, promova conteúdos educativos, despertando ainda mais seu interesse, até fazerem a compra.
Dúvidas sobre qual o melhor recurso para usar no seu negócio? Comente aqui no blog.
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