Funil de Vendas: o que é e sua importância

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O que é o funil de vendas?

O funil de vendas tem função de acompanhar o cliente na sua jornada de compra, desde o primeiro contato dele com a marca, até o fechamento da venda.

Sua função é facilitar a experiência de compra para o consumidor, ao mesmo tempo que fornece à sua empresa um acompanhamento detalhado.

Ajuda a conhecer o potencial cliente durante cada etapa do processo de vendas.

Dessa forma, é possível otimizar cada uma delas, bem como detectar e corrigir o que está errado.

Como Funciona

O processo de compra se dá por etapas.

Os leads, no entanto, podem estar em etapas diferentes de maturidade para comprar. Alguns nunca ouviram falar de você, outros já visitaram seu site, outros já compraram diretamente.

Portanto, para conduzí-los de forma eficiente até o fechamento da venda, é importante entender em qual etapa cada um está. Porque os conteúdos para alimentá-los varia de fase para fase.

Então, se você quer ter uma estratégia de marketing eficiente, tenha um bom funil de vendas para acompanhar de perto seu público. Cada camada do funil tem a sua importância.

Por isso, as informações devem satisfazer cada um dos leads que estiverem nele.

Etapas do Funil de Vendas

Topo do Funil – Descoberta

É primeira etapa, onde entram todos os leads que tiveram contato com sua marca e deixaram seus dados. Geralmente a maioria das pessoas ainda não sabem que precisam do seu produto, nem estão interessadas na compra.

Ainda não sabem que possuem um problema e nem conhecem sua empresa. Nessa etapa, o ideal é alimentar esse público com conteúdos mais amplos sobre o produto e que chamem atenção dele.

Mostre-se como especialista no seu segmento. Eduque-o com material que o ajude a detectar o problema.

Meio do Funil – Reconhecimento do Problema

A primeira etapa é o público que entrou em contato com a sua marca e seu conteúdo. Depois disso, descobriu que possui um problema e busca solução para resolver.

Começa estudar as opções que podem ajudá-los. O conteúdo, nessa fase, tem que mostrar todas as soluções que o seu produto oferece para o problema dele. Deixe claro que o seu objetivo é ajudar e não vender.

Desperte nele a necessidade de resolver o problema o quanto antes, com conteúdos que o deixe mais qualificado.

Fundo do funil – A decisão de Compra

Nessa última etapa, esses leads qualificados, entenderam que a sua empresa pode solucionar o problema deles. Nesse momento eles já vêem sua empresa como referência no mercado.

Chegou o momento de mostrar o seu diferencial, para que ele compre de você e não do seu concorrente. Portanto, para um Inbound Marketing eficiente, planeje bem seu funil de vendas. Acompanhe de perto, crie conteúdos úteis para cada etapa e aumente as conversões.

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