Hoje vamos falar sobre como criar o Manual da Marca.
No artigo anterior falamos sobre o que é identidade visual e seus benefícios. Além, também, da importância para o sucesso da sua empresa.
Agora, vamos dar algumas dicas do que você precisa saber para desenvolver o manual da sua marca. Afinal, ele é o principal produto de comunicação visual da sua empresa!
O que é o Manual da Marca
É conhecido também como Manual de Identidade Visual. Consiste, porém, em um documento com todas as especificações sobre a sua identidade visual.
Seu objetivo é manter a marca padronizada em todas as formas de divulgação. Garante, portanto, que os elementos visuais sejam aplicados da mesma forma em todos os lugares.
Qual a importância de desenvolver o Manual da Marca
É importante para que todos reconheçam sua marca de forma rápida. Desde clientes, fornecedores, parceiros, que o logotipo seja marcante!
O ideal é que assim que baterem o olho e já reconheçam e associem com a sua empresa. Dessa forma, você cria uma conexão entre o publico e a marca.
Ou seja, a forma como sua empresa vai ser percebida pelo seu público.
Etapas para criar o Manual da Marca
Contrate um profissional qualificado
Deixe esse trabalho nas mãos de um profissional qualificado. Afinal, é a marca da sua empresa que será criada!
Quando a essência da empresa é bem definida, o manual da marca é desenvolvido plenamente.
Descreva seu produto
Especifique, com todos os detalhes como é o seu produto ou serviço. Fale sobre as suas características, suas vantagens, seu diferencial diante dos que existem no mercado.
Como a empresa deve ser vista pelo público
Qual a mensagem você quer passar para o seu público sobre a sua empresa: Pode ser, por exemplo, séria, moderna, alegre, formal, etc.
Quem é o seu público-alvo?
Saiba com que público a empresa quer falar, se comunicar. Depois disso, defina qual a linguagem ideal para chegar até seu cliente ideal. E então, ficará mais fácil relacionar-se com ele.
Quem são seus concorrentes?
Faça uma pesquisa de mercado sobre os seus concorrentes, avalie suas qualidades, semelhanças.
Como se posicionam no mercado?
Além disso, entenda também qual é ponto forte deles.
Qual é o seu diferencial? O que te destaca dos concorrentes?
O que faz um cliente comprar de você e não de outra empresa? Essa, certamente, é a principal característica do seu produto.
Transmita, portanto, todas essas informações ao profissional escolhido. Dê sugestões, dicas e aguarde para ver o resultado! E então, colha os frutos desse trabalho!
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