Orçamento Rápido

Orçamento Personalizado

Qual a diferença entre POP, IMAP e SMTP?

POP (Post Office Protocol)

Além de sincronizar a conta de e-mail com a aplicação de e-mail, a configuração POP permite baixar cópias das mensagens do e-mail para um computador local (ou dispositivo móvel). Logo as alterações realizadas a partir desse computador local (ou dispositivo móvel), como o envio, modificações ou exclusão de mensagens permanecem apenas no computador local.

Sendo assim, qualquer alteração feita no computador local (ou dispositivo móvel) não é visível para outros usuários ou computadores que acessam a conta de e-mail. Ou seja, as cópias das mensagens de e-mail ficam inalteradas no servidor.

É possível configurar a exclusão automática de cópias do servidor sempre que ocorrer o download de e-mail ou também agendar a exclusão de mensagens em períodos determinados.

A configuração POP é recomendada para usuários que:

  • Preferem manter o backup de todas as mensagens;
  • Possuem pouco tempo para estar online, mas precisam ler e-mails;
  • Precisam arquivar cópias permanentes de seus e-mails.

IMAP (Internet Message Access Protocol)

Além de sincronizar a conta de e-mail com a aplicação de e-mail, a configuração IMAP permite ler os e-mails como estão no servidor da hospedagem. Isto é, todas as alterações realizadas na conta de e-mail, como o envio, modificações ou exclusão de mensagens podem ser visíveis por qualquer usuário da conta de e-mail, logado no Webmail ou IMAP.

Dependendo da configuração do programa, as mensagens podem ser guardadas temporariamente para visualização offline.

A configuração IMAP é recomendada para usuários que:

  • Estão conectados a contas de e-mail a partir de vários computadores;
  • Com aparelhos móveis com acesso à internet (Smartphones, tablets, etc);
  • Precisam acessar a mesma conta de e-mail;
  • Desejam que todas as conexões estejam em sincronia com o servidor.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

Simple Mail Transfer Protocol é um protocolo padrão exclusivo para o envio de emails. É por meio dele que as mensagens viajam do remetente ao destinatário, como um carteiro virtual que existe desde os anos 1980, quando a tecnologia do correio eletrônico começou a ser desenvolvida. O SMTP é tão eficiente que até hoje é utilizado, sem muitas alterações nos últimos 30 anos.