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Inbound Marketing: O que Você Precisa Saber

Hoje vamos falar sobre o que você precisa saber sobre  Inbound Marketing.

Também chamado de  Marketing de Entrada ou Marketing de Atração ou Novo Marketing.

Os hábitos de consumo das pessoas no mercado digital, mudaram nos últimos anos.

Da mesma forma, foi preciso mudar, adaptar o marketing convencional.

As empresas precisam não só conquistar, mas também manter os seus clientes.

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais inovadoras e promete ser uma das mais fortes em 2020.

Por essas e outras razões, é muito importante saber o que é e como funciona.

No marketing convencional, a estratégia era oferecer de forma direta os produtos ou serviços.

No Inbound Marketing, porém, primeiro criamos relacionamentos, nutrimos com assuntos úteis.

Depois disso, atraímos esses potenciais clientes para  mostrar nossos serviços ou produtos.

Em outras palavras, é o cliente que procura por você e não o contrário.

 

Relacionamento: a base do Inbound Marketing

Hoje, tão importante quanto vender é manter  esse cliente para comprar sempre.

É isso, portanto, que os relacionamentos nas redes sociais visam: fidelizar.

Então, os clientes passam a ser os divulgadores da nossa marca, usando nossos produtos.

Além disso,  divulga os nossos conteúdos e indica para sua rede de contatos.

Novo Marketing: técnicas novas para novos consumidores.

Marketing de Atração: atrai os clientes até você.

Marketing de Entrada: o cliente fornece seu contato sem precisar pedir de forma direta.

 

Como Trabalhar o Inbound Marketing no seu Negócio

O Inbound Marketing, para ser  efetivo, deve, porém seguir algumas etapas.

Essas etapas,  estão na verdade, ligadas entre si:

 

1- Atrair Tráfego

Para atrair clientes para o site, é preciso gerar leads. Para gerar leads, precisa aumentar o tráfego, do site e do Blog.

Porém, não é atrair qualquer pessoa, é atrair, acima de tudo, leads  com interesse no seu produto.

É nessa etapa também que você vai usar da sua Persona, que foi criada, além do público-alvo, que foi definido.

Então, para chamar a atenção do seu público, existem, portanto, alguns canais mais usados:

Blog: crie artigos para educar o público, tirar as dúvidas, criar relacionamento.

O Blog é a ferramenta mais útil do Marketing de Conteúdo e um dos pilares do Inbound Marketing.

Mídias Sociais: divulgue os artigos do seu Blog ou outros posts  nas suas redes sociais.

Uma em cada três pessoas acessa as redes sociais todos os dias.

SEO: faça um bom trabalho com técnicas SEO no seu site e no Blog.

Não é possível, no entanto, aumentar o tráfego sem estar nas primeiras páginas  de busca do Google.

 

2- Converter visitantes em leads

Agora que conseguiu aumentar o tráfego, é preciso, porém, fazer essas pessoas virarem leads.

Tenha um conteúdo grátis e de valor, que seja preciso fornecer o e-mail para poder baixar.

Técnicas mais usadas para conversão:

Landing Page: página criada para esse objetivo, ou seja, conversão.

Texto feito para convencer,  oferta pronta para  baixar,  além dos campos para preencher com seus dados.

Call-to-action: (CTAs) botão ou link que leva a pessoa a realizar uma ação.

Por exemplo, download do material grátis.

Formulário: através dele, obtemos o e-mail.

 

3- Relacionar

Avalie, em primeiro lugar, em que estágio o lead se encontra durante o processo de compra.

Depois, através de algumas ações, faça ele avançar, então, em direção à compra.

Entenda as dúvidas de cada fase e crie conteúdos para cada uma delas.

As ferramentas são:

E-mail Marketing: pode ser e-mails de promoção (oferta específica) ou Newsletter (ofertas frequentes).

Automação de Marketing: envio dos e-mails de forma automática, por segmentos e com controle das métricas.

Nutrição: com posts úteis, através das redes sociais, para estreitar o contato.

 

4- Vender

Depois dos leads nutridos e acompanhados, as vendas podem acontecer direto pelo site ou por meio do contato com o vendedor.

 

5- Analisar

Essa é a etapa que você irá mensurar os resultados, que é o diferencial do marketing digital!

É possível, portanto, analisar cada ação durante todo o processo e melhorar de acordo com as métricas.

 

Tiramos suas dúvidas? Está usando alguma dessas técnicas na sua empresa?

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